Inspiração

Nos últimos tempos tenho lido o livro da biografia de Leonardo da Vinci do autor Walter Isaacson, é uma história fascinante, o que me levou a fazer o link para a nossa realidade com software.

Trabalho colaborativo

Uma das coisas que me chamou atenção nas obras de Leonardo é que, a todo momento se fala do trabalho colaborativo que ele aprendeu desde que era um jovem aprendiz, ele pintou diversas obras com a colaboração de seus pupilos, daí o poder da colaboração coletiva, por isso que hoje temos grandes softwares de código aberto, como o Visual Studio Code, já se sabia desse poder há 500 anos atrás.

Mentoria

Outro detalhe fantástico era o fato da mentoria, muitos artistas eram pupilos de outros artistas famosos, e assim por diante, se levarmos para o lado do software, é muito importante o papel da mentoria das pessoas que estão há mais tempo no mercado, quando você guia alguém você também participa do sucesso daquela pessoa.

Sem limites para aprender

Leonardo também não se limitava a aprender somente uma área, ele estudava várias coisas, era curioso, acho que isso é válido na nossa carreira como desenvolvedor, essa mistura de conhecimento pode ser benéfica para projetos incríveis onde você une um mundo no outro.

Siga em frente

Portanto meus amigos, por isso precisamos conhecer o passado, aprender com os Mestres e abrir a nossa mente, e por fim, não nos limitarmos a dizer que somos apenas programadores, afinal, somos sonhadores, vivemos em um mundo de possibilidades incríveis, crie, ajude as pessoas, ajude projetos, se beneficie do trabalho colaborativo de várias mentes.