Muitas pessoas pegaram essa boa fase de facilidades usando o framework Bootstrap, de fato ele foi um divisor de águas no mundo front-end.

O que eu vejo é que as pessoas podem se limitar a achar que em tudo precisam importar uma framework inteira, e pior ainda, achar que o CSS se limita as funcionalidades do Bootstrap Framework ou de algum código que você copia por ai.

A notícia é boa, existe um mundo imenso fora dessas frameworks, e se você dominar CSS você poderá otimizar seu código, não depender de frameworks inteiras em alguns casos e fazer a diferença onde trabalha. 👇

CSS é maior que Boostrap

Se você estudar a fundo a linguagem CSS você vai perceber que existe um novo mundo de possibilidades que vão além do que os frameworks dispõem.

Eu sempre gostei de construir meus próprios componentes, você pode me criticar dizendo que estou reinventando a roda mas, no mundo web é necessário criar, propor novas soluções para componentes, imagina se estivéssemos estagnados com o Jquery UI só por ele ter um alert bonito (para a época).

Amigo, sério, eu também uso Bootstrap para vários projetos mas vai por mim, ele não é bom para todo projeto seu, nem meu.

Motivos para criar

Empresas como Netflix, Facebook, e outras grandes expõem serviços na web para milhões de pessoas, vamos imaginar o Netflix por exemplo, a redução de 1KB no carregamento de um arquivo CSS pode resultar num ganho de usuários em determinado país, isso gera receita que aumenta os negócios e por ai vai, eu disse supondo 1KB (mas acredito que isso é possível).

Nesse cenário de otimização que grandes produtos passam, saber criar uma boa folha de estilos, coerente aos componentes evitando repetições e desperdícios pode resultar em aumento de receita.

Como aprender mais sobre a linguagem

Em primeiro lugar vale lembrar que CSS é uma linguagem feita para melhorar a usabilidade de documentos HTML.

Você pode encontrar um bom conteúdo nos seguintes sites:

Outro exercício legal é entrar nas documentações oficiais da W3C sobre CSS, e conhecer também a documentação da Mozilla:

Agora se você quer ir a fundo mesmo, com exemplos de código, vídeos curtos e um conteúdo maneiro, leia abaixo sobre a Imersão CSS. 👇


Já conhece a Imersão CSS?

Estamos com matrículas abertas para o curso de Imersão CSS, um curso feito para aquelas pessoas que

  • Já trabalham na área de desenvolvimento mas não tem domínio com a linguagem CSS (não fazem nada bonito 😅)
  • Pessoas ingressando na área web e buscam um diferencial

O curso oferece várias opções de pagamento em até 12x no cartão, boleto ou com desconto à vista. Dividido dá menos do que aquelas bobeiras que você gasta.

A imersão vai te levar a conhecer temas atuais de modernos do CSS, você será capaz de construir suas próprias animações, entender o que é especificidade, usar ícones em forma de fonte web, entregar imagens responsivas e trabalhar com Flexbox, e ainda tem muito mais.

Tudo isso com exemplos no CodePen ❤️

Outra novidade é que você terá a capacidade de publicar seus projetos com Git + Github + Netlify de forma automatizada.

De uma coisa eu tenho certeza, quem ingressar nesse curso não vai sair a mesma pessoa,  então só vem pois são APENAS 50 vagas:

https://imersaocss.com

Categorias: CSS