Não é de hoje que sabemos que existem aquelas pessoas fanáticas por uma tecnologia ou linguagem de programação, elas fazem isso porque acreditam que o que sabem é muito melhor do que o que o outro sabe, pode até ser, mas isso pode limitar na maioria das vezes.

O fato é que, no momento em que você se exclui da possibilidade de ao menos fazer um Hello World em outra linguagem, você está ignorando uma oportunidade de conhecer algo que possa ser infinitamente melhor que você sabe hoje.

O pensamento fechado pode limitar a aprender novas habilidades pois você pode julgar que o que já sabe basta e que não trocaria por nada.

Primeiro experimentar, depois avaliar

Eu por exemplo, já trabalhei com PHP durante anos, hoje preciso dar manutenção em sistemas em C#, depois de um ano de experiência, posso dizer que ainda prefiro PHP, mas é preciso experimentar e conhecer os contras e benefícios de cada ferramenta.

Nós podemos sim avaliar e julgar, o ser humano faz isso toda hora, mas primeiro experimente, se dê oportunidade de conhecer o que há de bom naquela tecnologia.

O pior que pode lhe acontecer é você apenas descobrir que o que você fazia que era ruim, e que nunca mais vai voltar a fazer como antes.

O mundo muda mais rápido que nós

Principalmente na nossa área, as coisas evoluem muito mais rápido do que a gente possa se planejar para evoluir, por isso é burro achar que somos completos ao ponto de ignorar uma tecnologia que não conhecemos.

Humildade para trocar ideias com outros desenvolvedores é o que vai fazer sua carreira evoluir, e de quebra você se tornar uma pessoa melhor, e um excelente profissional.

Não se torne um chato

Por mais que gostamos muito de uma tecnologia, como eu gosto de Javascript por exemplo, precisamos não ser o chato que ninguém quer trocar ideia porque só fala que o dele é melhor e o resto é ruim, fique atento a isso, as pessoas correm dos chatos da programação.

E é isso, sem receios, faça uma avaliação de como está sua carreira e relaxa, tenta pelo menos escutar seu colega e saber o que ele tem pra dizer da tecnologia dele.

Categorias: Carreira