Nem tudo na vida são flores, neste artigo quero falar que existem diversas dores para quem trabalha na área de TI, é importante ficar atento e se cuidar.

O excesso de movimento repetido, excesso de conteúdo consumido, diversos projetos e carga horário muito extensa, poucas horas de sono, são fatores para se observar.

L.E.R (Lesão por esforço repetitivo)

Talvez esse seja um fator alarmante na nossa área, o fato da gente trabalhar muitas horas digitando, pode desencadear uma lesão em algum articulação no futuro, que pode atrapalhar não só a nossa produtividade quanto a nossa vida.

Segundo o Google, o Brasil tem 2 milhões de casos de L.E.R por ano.

Excesso de conteúdo

Quem é da área de TI precisa ficar atento a isso, todos os dias surgem novas ferramentas, novos artigos, novos cursos, tirando as notícias do dia a dia, esse excesso de conteúdo pode bugar nossa mente em algum momento, então é importante saber a hora de desplugar sua mente.

Tendinite e inflamações no ombro e punho

Eu sou exemplo disso, quando fico em semanas com longas horas no computador, as vezes usando a máquina de forma irregular, longas horas eu considero que vai além das 8 horas do trabalho CLT, quando isso acontece, somado a falta as vezes de uma academia para fortalecer, meu ombro começa a apresentar queimação.

Já ouvi relatos de colegas que também tem nos punhos, o que pode estar relacionado ao L.E.R também.

Falta de exercícios físicos

Estamos vivendo uma era bem mais saudável, mas muita gente ainda não dá importância para saúde mental e física, mas esses dois fatores são fundamentais para o sucesso da vida, afinal nenhum empreendimento, trabalho ou coisa do tipo vale a nossa saúde.

Falta de alimentação saudável

Outro fator importante na nossa área, temos a cultura de lembrar de TI como um local onde tem pizza fria, é muito importante hoje para qualquer um manter uma alimentação saudável.

Não é porque trabalhamos muitas horas as vezes que precisamos extrapolar todos os dias com doces, salgados e tudo que faz mal.

Ansiedade e outros fatores

Outro fator bem comum na nossa área é a ansiedade, ela pode desencadear diversos problemas, todos temos um pouco de ansiedade, mas é preciso ficar atento aos sinais de algo muito extremo.

Para esses casos é recomendo não só quem é da área de TI a procurar um Psicólogo, de preferencia um Psicólogo Psicanalista, isso tem me ajudado muito na minha vida profissional e pessoal nesses últimos anos, mas só você pode dar esse passo.


É isso, nós adoramos TI, somos famintos por conteúdo e para começar aquele novo projeto, mas é importante ficar atento ao nosso corpo e cuidar da nossa mente, afinal existe uma vida para ser vivida, e precisamos sair da Matrix um pouco.

Categorias: Carreira