Esse é um velho fantasma para quem ingressa na área de TI, aprender Inglês em meio a tantos assuntos que são necessários para estudar.

O fato é que como a programação e a história da computação tem uma ligação fortíssima com o EUA, não poderia ser diferente quase todo tipo de documentação ser escrita em inglês.

Então meu amigo, pega seu café  e vamos para essa leitura rapidinha.

Começar logo

Inglês deveria ser uma língua praticada desde o ingresso nas faculdades de programação (já viu as crianças de escolas bilingües como a Mapple Bear?), mas como é da nossa natureza deixar tudo para depois, nós preferimos estudar outras coisas e deixar o inglês de lado, e isso pode te levar a perder uma vaga, continua lendo.

Outro problema comum nosso é pensar assim, se não estou precisando agora, então deixa para depois.

Amigo, você não vai aprender outro idioma em uma semana. Segue a leitura!

Como perdi um vaga

Recentemente, fiz um teste em um startup para uma vaga remota, o salário é bastante atraente, e eu tinha todo o perfil para preencher a vaga, o problema começou quando fui chamado para a entrevista, me pediram para falar totalmente em inglês, foi ali que minha casa caiu.

Depois dessa experiência, comecei a estudar inglês todos os dias, comprei um curso em um aplicativo que vinha testando, pedi ajuda no twitter, e tenho me forçado a ler mais em inglês e criar um ambiente onde eu tenha mais contato com a língua. Algumas ferramentas que tenho usado:

O que venho fazendo

Eu já sabia que tinha que ingressar nessa rotina de estudar inglês, eu venho percebendo isso como um divisor de oportunidades de quem está na carreira de ti.

Por causa disso, eu venho me forçando a ler mais notícias em inglês, escutar mais músicas, traduzir, enfim, vivênciar mais a língua, o aplicativo da ABA tem me ajudado bastante.

Outra coisa que venho fazendo, é no lugar de ficar acessando todo dia conteúdo desnecessário brasileiro, eu entro em outros portais com notícias em inglês, como:

Também coloquei meu celular e os softwares que uso diariamente todos em inglês, isso ajuda a ter contato todo dia.

Outra dica é tentar usar o assistente do seu celular em Inglês, pedir para abrir algum aplicativo, dizer como está o tempo, essas coisas tem me ajudado a ganhar confiança.

O que já percebi

A conclusão é que percebi que aprender inglês é muito parecido com aprender uma linguagem de programação, precisa de praticar todos os dias para ganhar fluência, pensando assim, a tarefa no meu ver fica mais fácil, associar prática e depois conceito é uma forma que funciona melhor para mim.

E você, o que acha do assunto? 

Categorias: Diversos