Não é de hoje que sabemos que programadores adoram escutar música, na verdade quem não gosta né? Mas nesse cenário surge uma oportunidade para nós de se atualizar, e o formato se chama podcast.

Um pouco de história

O podcast é um conteúdo geralmente em aúdio transmitido a agregadores de podcasts via RSS, como o famoso iTunes.

Só por curiosidade, a palavra “podcasting”  significa a junção de iPod, aparelho que todos conhecem da Apple e a sigla “Personal On Demand”.

A origem dos podcasts não são recentes, e eles possuem vários formatos, mas o de áudio é o mais comum hoje, ainda mais com a popularização dos serviços de streaming como o famoso Spotify.

Usando podcasts para se atualizar

As vezes o dia de alguém que é da área de tecnologia é bem corrido, e pode ser que não seja possível assistir palestras no Youtube ou mesmo ir em eventos presenciais, e os podcasts são uma excelente ferramenta para se manter antenado nos assuntos da área.

Você pode escutar um podcast no trabalho nos momentos livre na empresa no lugar de escutar música, o legal do podcast é que parece que ele tem o poder de quebrar o tédio também naqueles momentos da semana, e ainda de quebra você ganha mais conhecimento de um assunto.

Bons podcasts de programação

Sem mais enrolação, vou deixar alguns dicas aqui para quem quer experimentar escutar podcast, abaixo alguns que recomendo pela qualidade do conteúdo:

1. Hipsters Ponto Tech

Aborda assuntos bem atuais da área de TI, trás um formato muito legal, com conteúdo bem apresentado e excelentes convidados.

2. Devnaestrada

Segundo a galera do site: “Toda sexta-feira um novo episódio sobre tecnologias, entrevistas com profissionais na área, tudo com muito humor e alegria”. Eu particularmente gosto muito desse podcast também porque ele trás entrevistas com outros desenvolvedores que foram morar fora, conta experiências e fala de eventos, muito interessante.

3. Quebradev

Segundo a galera do site: “Um movimento social que tem como objetivo democratizar a informação para periferia”. Tem um conteúdo bem bacana também, conheci a pouco tempo mais já está na minha lista.

4. PodProgramar

Esse é um podcast apresentado por desenvolvedoras focado em programação, notícias e histórias, tudo com um toque feminino, tem uma lista com 50 edições já e me parece muito legal para conferir.


Bem, é isso, espero que você pegue essa dica, eu gosto muito de escutar podcast, porque é uma forma de eu manter o meu conhecimento em dia com assuntos que me interessam, e ainda me tirar do tédio, pois tem hora que música nenhuma combina.

Categorias: Podcast