Capa livro - Cordova avançado e PhoneGap, Casa do Código

Lançamento!

Se você quer aprender a fundo sobre desenvolvimento de aplicativos com Cordova e PhoneGap, saiu o meu livro sobre Cordova & PhoneGap pela editora Casa do Código, saiba mais clicando aqui.

A importância de manter o código limpo

Capa

Esse é um post rápido mas que precisa ser falado, a importância do código limpo, mas você vai perguntar, pra quê?

Se você programa achando que ninguém vai ver a gambiarra que você tá arrumando você está muito enganado, o código é como um livro para seu colega de trabalho, imagine escrever algo que ninguém consegue ler? Esse é um dos grandes motivos dos programadores passarem horas tentando entender um código legado, pois lá atrás alguém não quis saber de fazer direito, mas ai você me pergunta, existe o certo? A resposta é sim e não.

Na verdade a busca pelo código limpo deve ser uma cultura coletiva, seguir e definir um guia de boas práticas é um bom começo para equipes, em geral, cada um tem um jeito de escrever código, dai a importância de ser consistente quando se começa um projeto, a consistência que quero dizer é que, se você começou a usar um padrão para dar nomes a variável, use ele até o fim do projeto, por exemplo, se você resolve usar o nome das variáveis separados por underline, não faça como a seguir:

var nome_pessoa;
var nomeEmpresa;

Outra dica é dar clareza ao nome das variáveis e funções(métodos), nada pior do que ter que adivinhar do além o que significa uma variável, tipo isso:

var TipEmpDBen;

A primeira vista, não faço ideia o que significa TipEmpDBen, agora se estivesse como o código a seguir, nosso cérebro faria a interpretação de forma mais suave, por mais extenso que seja o nome, vale a pena, acredite:

var tipo_empresa_do_beneficiario;

Bem, esse é um post daqueles bem rápido, se você quer se aprofundar mais sobre esse tema, vale a pena a leitura do livro Código Limpo - Robert Martin. Até mais!