Fone porta Pro Koss, um clássico poderoso

Imagem ilustrativa

Quem trabalha com programação geralmente curte bastante escutar música, alias quem não gosta de música? O fato é que um bom fone faz a diferença, neste post explico porque gosto tanto do modelo Porta Pro da Koss.

Um clássico

O fone porta pro Koss foi lançado em 1984, 33 anos depois esse produto resiste ao tempo e continua sendo um dos mais populares do mundo.

John C. Koss, Fundador

Porque ele e não outro?

Já usei vários tipos de fones, nenhum me agradou e se adaptou tanto a minha rotina quanto o Porta Pro, ele é extremamente portátil, não esquenta minhas orelhas, e tem uma qualidade absurda principalmente de graves que você não escuta em qualquer fone.

Em relação a portabilidade, sou programador e sempre ando de mochila, o porta pro vem com uma bolsa para carregar o fone, e ele cabe em qualquer lugar da mochila, até mesmo nas laterais. Repare na imagem a seguir que dentro da bolsa ele fica bem acomodado, repare o tamanho ao lado de uma caneta.

O Porta Pro Koss com o tempo sofreu pequenas atualizações no seu projeto, uma das que mais me agradou foi a entrada P2 em formato curvo.

A caixa mais nova do produto é preta e nela como falei, vem uma bolsa em um material tipo courinho para você carregar o fone por ai.

Especificações

  • Resposta de frequência – 15 Hz a 25 kHz
  • Impedância – 60 Ohms
  • Sensibilidade – 101 dB SPL/1mW
  • Extensão do cabo – 1,20 m, reto, conector duplo
  • Conector – Plugues estéreo de 1/8” e 1/4” (3,5mm / ,4mm).

Características especiais:

  • Elemento dinâmico para melhor resposta de frequências graves
  • Ajuste Comfort Zone na área da têmpora para encaixe firme e confortável
  • Chapas de fone de ouvido multi ajustáveis assim como a haste para mais conforto
  • Dobrável para poder ser levado para qualquer lugar
  • Vem com um case
  • Distorção: < 0,2%
  • Almofadas para o ouvido.

Preço

Você vai encontrar diferenças gritantes de preços na internet, o meu último Koss comprei no mercado livre, revirei a internet inteira e encontrei um preço justo, assumi o risco de ser pirata mas para minha surpresa era original, os preços variam entre R$190 a R$499.

Cuidado com a pirataria! Nosso próximo assunto abaixo.

Cuidado com a pirataria

Um dos grandes problemas que enfrentamos hoje é a pirataria, por vezes quase não conseguimos distinguir o que é ou não pirata dado a perfeição da cópia, o problema que toda pirataria implica em perdas, e ninguém quer perder qualidade de som, ou quer?

Os fones Koss porta Pro devido a sua popularidade possuem versões piratas, existe vários guias que evidenciam como você pode fugir de produtos piratas, segue os links:

Pesquise, pergunte, desconfie!

Resolvendo o problema das espumas

Uma das coisas que acontece com o fone com o tempo é as espumas protetoras se desgastarem, na internet (encontrei no Mercado Livre) você encontra essas espumas de reposição, sugiro fortemente comprar as originais da Koss, geralmente é um pacote com três pares.

Cuidado nunca é demais

Apesar de ser um fone bem portátil, alguns cuidados que aprendi com o tempo:

  • Não use para malhar, ele não foi feito para isso.
  • Cuidado com os fios, pode jogar na bolsa, mas tudo demais estraga.
  • Caso ele pare de funcionar em algum dos lados, há ainda a esperança de fazer uma nova solda do fio e ele ter uma sobrevida ainda maior.

Outro aviso, cuidado para não incomodar os colegas, esse fone é On Ear, ou seja, ele deixa escapar um pouco da música se estiver alto demais.

Resumo

Acredito que existe sim fones muito melhores que o Porta Pro, o fato que nunca encontrei um fone com tamanha qualidade e conforto(para as orelhas) quanto esse modelo, outro ponto que destaco é que se procurar você não paga tão caro em relação há um fone da moda como os Beats.

Agora é com você, qual fone você curte?